9 de janeiro de 2011

Novo número de Psicologia USP

A Revista Psicologia USP acaba de ser readmitida à coleção SciELO Brazil. O último número da revista (vol.21, no.3 de 2010) data de jul./set. de 2010, porém ele só ficou disponível no site do Scielo a partir de 20 de Dezembro de 2010. Abaixo encontra-se um trecho do editorial da revista escrito por Ana Maria Loffredo em que ela descreve o conteúdo desta edição.

"(...) Este número de Psicologia USP traz, em formato de dossiê, um conjunto de reflexões voltado à temática da sublimação, em torno da qual gravitam questões tão instigantes quanto insuficientemente exploradas no campo das pesquisas em psicanálise. Assim se recortam ângulos diversos de acesso ao potencial heurístico desse conceito,que ocupa uma posição peculiar na intrincada rede metapsicológica freudiana, pela plasticidade que apresenta para o exercício da extensão do repertório conceitual psicanalítico ao exame dos fenômenos socioculturais, às questões relativas aos processos de idealização e desidealização, à interlocução da psicanálise com a literatura, às relações entre psicanálise e política, à operação da produção poética inerente à clínica psicanalítica e, finalmente, à análise da constituição e manutenção do fenômeno civilizatório, tendo como perspectiva seu caráter simultaneamente disruptivo e de suporte.

Mais quatro artigos e uma resenha compõem este número. O livro Paixão erótica pelos tecidos na mulher, escrito pelo psiquiatra Clérambault, no início do século 20, é retomado pelo primeiro trabalho como veículo de reflexão sobre o gozo feminino conforme se apresenta na obra de Jacques Lacan. O próximo trabalho efetua uma leitura crítica das contribuições teórico-clínicas de René Kaës para a psicanálise de grupos, com ênfase no alcance de suas concepções relativas ao transubjetivo, ao transpsíquico, ao intrapsíquico e ao intersubjetivo.

Em seguida, o método de análise institucional do discurso, utilizado no estudo de uma entrevista com um usuário de um Núcleo de Atenção Psicossocial, destaca os pontos de tensão subjacentes à rede intersubjetiva que compõe a instituição e demonstra a reciprocidade e indissociabilidade do par usuário-instituição.

O último artigo acompanha o processo de construção do filme Imagens do Inconsciente com o objetivo de explicitar a importância fundamental de Nise da Silveira nas mudanças significativas que suas concepções sobre o tratamento do sofrimento psíquico produziram nas políticas relativas à saúde mental no Brasil.

Finalmente, a resenha sobre o livro Neurose e não-neurose nos permite apreender o campo fértil demarcado pela produção metapsicológica freudiana, de modo a que a psicanálise e os psicanalistas sejam convocados a ocupar o lugar específico que lhes cabe no debate relativo às inquietaçõe que sacodem as sofridas humanidades contemporâneas".

Fonte: Scielo
Acesso aos artigos desta edição
Demais volumes da Revista disponíveis no portal Scielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário