13 de abril de 2011

Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)


O projeto do Ministério da Saúde e da OPAS de criar a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi pela primeira vez anunciado em 18 de junho de 2008. Este pretende ser um Portal de apoio a Educação Permanente em Rede na Saúde. Hoje já é possível dar uma espiadinha para ver como está ficando.

"A Universidade Aberta do SUS é a ação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde que possibilita saltos em qualidade, tempo, escala e custo efetividade das ações de educação em saúde de modo geral.
A UnA-SUS visa criar condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS.

A UNA-SUS tem os seguintes objetivos específicos:
- Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para área da saúde;
Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
- Oferecer apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde, e
- Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS.

Essa rede de integração entre o sistema educacional e o SUS funciona por meio do intercâmbio de experiências, compartilhamento de material instrucional, cooperação para desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais em saúde, rede compartilhada de apoio presencial ao processo de aprendizagem em serviço e intercâmbio de informações acadêmicas dos alunos para certificação educacional compartilhada.

Dessa forma é possível levar a cada trabalhador de saúde oportunidades de aprendizado, como material para auto-instrução, cursos livres e de atualização, cursos de aperfeiçoamento, especialização e até mesmo mestrados profissionais. O uso de técnicas de educação a distância minimiza a necessidade de deslocamento da cidade ou da região do trabalhador".
Fonte: UNA-SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário