Ainda é apenas um projeto, mas vale a pena ficar de olho. Achei muito legal, pois acredito que há estudos que não cabem naquele formato clássico de artigo científico, mas que deveriam ser igualmente divulgados. Valeu Scielo!
"O projeto SciELO Livros visa a aumentar a visibilidade, acessibilidade, qualidade, o uso e impacto dos livros, e contribuir para o aprimoramento continuado das capacidades das editoras participantes em gestão de processos de edição, publicação e comercialização on-line de livros, de acordo com o estado da arte internacional. O projeto se propõe a ampliar a metodologia e o escopo do programa SciELO de publicação on-line de coleções de periódicos.
O projeto piloto desenvolverá, no âmbito do Programa SciELO, uma plataforma de operação de livros on-line com base em metodologias e tecnologias seguindo o estado da arte internacional, que será de uso comum por parte das editoras consorciadas, incluindo gestão editorial e publicação de livros e coleções de livros científicos on-line. As coleções on-line de livros científicos complementarão progressivamente o programa SciELO de publicação on-line de periódicos em acesso aberto e haverá interoperação on-line dos conteúdos dos periódicos e livros.
SciELO Livros será operado no futuro por um consórcio de editoras que adotem a plataforma para a publicação e gestão on-line de suas coleções de livros científicos.
O projeto piloto será desenvolvido pela Bireme/Opas/OMS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) em cooperação com a Editora Fiocruz, Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Editora Ufba (Universidade Federal da Bahia)".
Fonte: Scielo Livros
Pessoal, a previsão de lançamento do Scielo Livros é no segundo semestre deste ano (2011).
ResponderExcluirUm informe da ENSP foi publicado há pouco com maiores informações sobre o portal. Destaco: "Nessa primeira fase, um conjunto de cerca de 250 títulos estará em acesso livre. Na segunda etapa do piloto, será adicionado outro conjunto de aproximadamente 250 títulos, com partes em acesso livre e opções de aquisição, ainda em estudo e estruturação. Após o piloto, a expectativa é que o projeto poderá estender-se progressivamente na Rede SciELO, com coleções nacionais e temáticas".
Acesso ao informe da ENSP completo através do http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?matid=24595