Encontre uma bolsa para você!

Obs - Esta página está em constante atualização. Se você sabe de alguma informação sobre bolsa de estudo que não está listada abaixo, mande um e-mail para mim e me ajude a dividir informações relevantes.

ALEMANHA

O German Academic Exchange Service (DAAD) é uma das maiores instituições de financiamento de intercâmbio de estudantes e pesquisadores no mundo. O DAAD possui mais de 250 programas através dos quais financia o intercambio de 67,000 alemães e estrangeiros por ano. Há bolsas para os mais diversos níveis de estudo (graduação ao pós-doutorado), de estágios, para trabalhar como professor universitário entre outras. Obs - A Alemanha oferece muitos cursos em inglês. Saiba mais sobre o DAAD Brasil, o que fazem e as universidades alemãs.


O portal disponibiliza ainda o Research Explorer, ferramenta que ajuda a encontrar a universidade ou instituição de pesquisa por campo de estudo, por cidade, por tipo de instituição ou pesquisa livre (por palavra-chave). Esta plataforma bilíngue dispõe de informações sobre 19 mil instituições alemãs de pesquisa. O Research Explorer ganhou também desde julho de 2011 uma página de entrada comum, na qual se opta fazer a busca via DAAD ou via DFG. Esta última lançou recentemente a versão em inglês de seu sistema Gepris (German Project Information System), uma base de dados com todos os projetos financiados pela organização desde o início dos anos 2000. As informações estão catalogadas por projeto, pessoas, instituições ou cidade.

O Studienkolleg é a porta de entrada para muitos brasileiros interessados em fazer faculdade na Alemanha. Trata-se do curso preparatório oferecido por 31 instituições de ensino superior (IES) àqueles que não têm o Abitur, mas gostariam de frequentar a graduação na Alemanha. O Abitur é o único diploma de ensino médio alemão que dá acesso às universidades (no país há três tipos de escolas de ensino médio). Para inscrever-se no Studienkolleg, os principais requisitos são bom conhecimento do idioma alemão, recursos financeiros para manter-se no país durante o curso e um visto para a Alemanha. Porém, podem haver exigências específicas para cada caso. Quem já fez dois anos de curso superior no Brasil, tem de matricular-se em uma IES alemã, mas somente na área já iniciada no Brasil ou correlata. Aqueles com diploma de bacharel ou licenciatura podem inscrever-se em qualquer área. O DAAD criou uma página sobre as possibilidades na Alemanha de acordo com o diploma obtido no país de origem. Para brasileiros, há informações para quem tem diploma de segundo grau, diploma de ensino médio, diploma de curso técnico, entre outros.

O Study in Germany é um portal com informações sobre a vida na Alemanha, o sistema de ensino (link para informações sobre bolsas encontra-se sob o tópico "study") e eventos. Há uma ferramenta que ajuda a encontrar o curso desejado por área e nível de estudo. Você também pode escolher por pesquisar somente cursos em inglês.

O site da Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil publica semanalmente informações sobre educação, onde são disponibilizadas também oportunidade de bolsas no país.

AUSTRÁLIA
O Endeavour Awards é uma bolsa de estudo, pesquisa e desenvolvimento profissional oferecida pelo governo australiano a cidadãos da Ásia, Oriente Médio, Europa e o continente Americano. O prêmio é oferecido por mérito e tem como principal objetivo estabelecer vínculos educativos, de pesquisa e profissionais, dar oportunidades às pessoas mais preparadas para que possam desenvolver suas habilidades e consolidar a Austrália como destino acadêmico e de pesquisa de qualidade. Veja que quais modalidades de bolsas estão disponíveis para o Brasil.

O Study in Austrália é um portal com informações sobre a vida na Austrália, o sistema de ensino e eventos. Há uma ferramenta que ajuda a encontrar o curso desejado por área, nível de estudo, região geográfica, palavra-chave e país de origem (no caso de pesquisa de bolsas).


CHINA
O Banco Santander mantém o Programa TOP CHINA, o qual foi lançado em 2009 e promove o intercâmbio entre Brasil e China. Tem como objetivo promover o debate de temas de interesse global para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da humanidade nos ambientes urbanos do futuro. Em 2011, duas universidades chinesas receberão a comitiva brasileira: Pequim e Shanghai Jiao Tong. Se você estuda em uma das universidades participantes do programa, preencha o formulário eletrônico e entregue seus documentos necessários na sua universidade  durante o período de inscrição para formalizar sua candidatura.




ESPANHA
O governo espanhol financia várias classes de bolsas (chamadas em espanhol de "becas") e ajudas financeiras através de distintas instituições oficiais, como o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério de Assuntos Exteriores, para que os espanhóis possam estudar no exterior e os estrangeiros possam estudar na Espanha. Conheça a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e seus programas de bolsas.

Além disso, as Comunidades Autónomas contam com programas anuais de ajuda de custos, a maioria das quais está dirigida a cidadãos espanhóis, porém há exceções as quais permitem a candidatura de latino-americanos com nacionalidade espanhola ou passaporte da União Europeia.

Há ainda várias organizações e fundações de caráter privado que realizam convocatórias anuais bolsas e ajudas de custos para estrangeiros de distintas partes do mundo, principalmente ibero-americanos. Algumas dessas instituições são:
La Salle - Universidad Ramón Llull - Universidade espanhola com sede em Madrid e Barcelona. Oferece cursos de Engenharia e Arquitetura, Humanidades, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Experimentais. Desde 1º de março de 2003, La Salle oferece a alunos latino-americanos a oportunidade de se inscreverem para solicitar bolsas de mestrado em Barcelona ou Madrid.
Endereço: C/ Lluçanès, 41 08022, Barcelona, Espanha.
Tel: +34-902-404-434
Fax:+34-932-902-443

Fundación Carolina - É a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para a promoção das relações culturais e de cooperação em educação e pesquisa entre Espanha e o resto do mundo, em especial os países Ibero-Americanos. É gerido pelo Ministério de Assuntos Exteriores espanhol e tem sede em Madrid. Veja as opções de bolsas oferecidas pela instituição.

Ministério da Educação espanhol também oferece bolsas e ajudas de custo, porém, neste caso a maior parte é para espanhóis ou para aqueles que pertencem a instituições espanholas. O portal também oferece informações sobre as universidades espanholas. As modalidades de bolsas oferecidas são:

As bolsas da Fundacion Beca são geralmente parciais. O site oferece uma ferramenta para busca avançada de bolsas, a qual permite procurar bolsas por área, universidade, país e idioma.

A Universidad de Valladolid, com o patrocínio do Banco Santander, oferece bolsas de Mestrado para estudantes com nacionalidade e residência em países da Ibero-América e Ásia, preferentemente Brasil e Índia.

O Banco Santander também financia o Programa TOP ESPAÑA Santander Universidades, que oferece bolsas de estudos na Universidad de Salamanca para aprimorar a formação acadêmica de alunos e professores. Em 2011 o programa está em sua segunda edição e concederá 142 bolsas para 34 universidades brasileiras. Os contemplados terão a oportunidade de realizar curso de cultura e língua espanhola com a duração de três semanas. Se você estuda em uma das universidades participantes, preencha o formulário eletrônico no período de inscrição e entregue os documentos necessários na sua universidade para formalizar sua inscrição. Obs - Os critérios utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada universidade participante. Verifique no edital disponibilizado por sua universidade quais são os pré-requisitos estabelecidos, condições e prazo de inscrição.


ESTADOS UNIDOS
O Banco Santander financia o Programa TOP USA. Maiores informações em breve.

A bolsa da Fundação Lemann permite a realização de cursos em Yale, Stanford, Columbia, Illinois e Harvard.

Na Universidade de Yale, podem se candidatar ao programa de bolsas da Fundação Lemann os brasileiros com experiência de 5 a 15 anos em seu campo de trabalho, interessados no programa World Fellows. O objetivo da bolsa é contribuir para a formação de líderes brasileiros, nas mais diversas áreas de atuação. Obs - As bolsas, oferecidas a partir de 2011, vão financiar brasileiros aprovados no programa World Fellows, em Yale. Os critérios de admissão, bem como prazos e outras condições, são definidos diretamente pela universidade.

Na Universidade de Stanford, profissionais brasileiros interessados no mestrado em Educação Internacional Comparada podem se candidatar. O objetivo da bolsa é contribuir para a formação de pesquisadores e formuladores de políticas públicas na área de educação. O programa oferece duas bolsas integrais por ano para o programa de mestrado em Educação Internacional Comparada da Faculdade de Educação da Universidade Stanford. OBS - Os critérios de admissão, bem como prazos e outras condições, são definidos diretamente pela universidade.

Na Universidade de Columbia, podem se candidatar ao programa de bolsas da Fundação Lemann brasileiros interessados nos programas de pós-graduação da School of International and Public Affair (SIPA). Estudantes matriculados na escola trabalham com temas variados como Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas. O objetivo da bolsa é contribuir para que estudantes e profissionais brasileiros se especializem em áreas de grande relevância para o desenvolvimento do país. As bolsas financiam brasileiros já aprovados nos programas da SIPA e são válidas por um ano, podendo ser renovadas. Existem ainda bolsas para estudantes de qualquer nacionalidade, matriculados na SIPA, que desejem fazer pesquisas no Brasil. Obs - Os critérios de admissão, bem como prazos e outras condições, são definidos diretamente pela universidade.

Na Universidade e Illinois, estudantes e pesquisadores brasileiros ou de outros países, desde que interessados em pesquisas focadas no Brasil, podem se candidatar. O objetivo da bolsa é fomentar o desenvolvimento de um centro de pesquisas sobre o Brasil em uma universidade de excelente padrão acadêmico, promovendo o intercâmbio com faculdades e instituições brasileiras. No caso da Universidade de Illinois, um fundo patrimonial foi criado em 2009, permitindo a abertura do centro de estudos, que irá oferecer bolsas a alunos e pesquisadores de diversas áreas, cujos estudos tiverem temas brasileiros como foco. Também estão previstos seminários e conferências internacionais sobre tópicos relacionados ao país. A inauguração do centro aconteceu em outubro de 2009.

Na Universidade de Harvard, o programa de bolsas acadêmicas (Lemann Fellowships) é oferecido para brasileiros admitidos em cursos de pós-graduação nas áreas de educação, saúde pública e administração pública. Também contempla estudantes de doutorado da Graduate School of Arts and Sciences, de qualquer nacionalidade, que estejam trabalhando em pesquisas focadas no Brasil. Brasileiros admitidos para o MBA da Harvard Business School também podem obter bolsas de estudo. O fundo de bolsas Lemann em Harvard também financia estudantes, professores e pesquisadores em outras iniciativas dentro da universidade. O objetivo da bolsa é ajudar estudantes e profissionais de alto desempenho a se especializar em áreas de grande relevância para o desenvolvimento do Brasil. Obs - Para todas as oportunidades de bolsa, o processo seletivo e os prazos são definidos e administrados diretamente pela universidade.

Study in USA é um portal com informações sobre a vida nos EUA, o sistema de ensino e eventos. Há como buscar cursos por área, tipo de estudo, nível de estudo e palavra-chave.

O site brasileiro da Missão Diplomática dos Estados Unidos também publica oportunidades de bolsas para estudantes brasileiros nos Estados Unidos.



FINLÂNDIA
Os interessados em estudar no país devem visitar periodicamente as páginas do CIMO, organismo central finlandês de intercâmbio, o qual disponibiliza informações actualizados sobre as bosas de estudo.

Informações adicionais podem ser obtidas através de:
CIMO - Centro de Mobilidade Internacional
Tel. +358 9 1080 6767 (2ª a 5ª feira, das 10 às 12 h. e das 13 às 15 h.).
Fax. +358 9 7747 7064
E-mail cimoinfo@cimo.fi
Web: www.cimo.fi

Outras informações relevantes:
Discover Finland - Site oferece todas as informações de que precisa para começar caso se interesse em estudar, estagiar ou fazer intercâmbio na Finlândia.
Ministério da Educação - contactos das Universidades e Politécnicos na Finlândia
Student financial aid by Kela - Segurança social da Finlândia.
Guia do Ministério do Trabalho - para quem pretende mudar para a Finlândia e para quem planeja trabalhar lá.
Guia do Centro Internacional da Cultura Caisa - Centro de informações para emigrantes e para quem esteja a planear mudar-se para a Finlândia.



FRANÇA
A agência oficial de promoção do ensino superior francês é o Campus France, que tem uma ferramenta de busca de bolsas a qual permite filtro por nacionalidade do candidato, área do curso, nível de estudo e tipo de bolsa. O portal, que oferece informações sobre morar e estudar na França, visto, universidades etc, é vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores e foi implantado no Brasil em 1998. Hoje é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior e também um procedimento pré-consular obrigatório para obtenção do visto de categoria estudante. 

Suas principais atribuições são:
- Orientar os estudantes que desejam realizar seus estudos superiores na França quanto aos procedimentos de candidatura e seleção das instituições francesas de ensino superior;
- Oferecer aos estudantes uma variedade completa de serviços desde a busca de informação até a partida efetiva para a França;
- Oferecer aos estudantes um diálogo personalizado que permita responder a todas as perguntas e dúvidas e orientar na busca de uma formação que melhor se adapte a cada um;
- Realizar o procedimento pré-consular obrigatório para a solicitação do visto de estudante; analisar o projeto de estudos mediante uma entrevista pessoal.

A quem se destina?
Se você é brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, maior de idade e deseja iniciar ou continuar seus estudos na França (graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, doutorado ou curso de francês) é preciso que você se inscreva no CampusFrance Brasil para: efetuar candidaturas às instituições francesas de ensino superior conectadas ao CampusFrance e/ou obter um visto de estudante que permitirá sua partida para a França.

Atenção:
Pós-doutorandos devem solicitar um "visa scientifique" (visto de pesquisador) e estão dispensados do procedimento CampusFrance. Consulte nos sites dos consulados franceses no Brasil as exigências para a emissão dessa categoria de visto.

Endereço: Av. Prof. Dr. Lineu Prestes 2242
IPEN - Cidade Universitária, 05508-000, São Paulo
Phone: + 55 11 3818-2888
Fax: + 55 11 3818-2880
Obs - O CampusFrance Brasil não realiza atendimento presencial. O contato deve ser feito por telefone e por e-mail de segunda a sexta das 09h às 17h.


HOLANDA

A Nuffic Neso Brazil foi inaugurada em dezembro de 2008. O serviço tem como objetivo promover o ensino superior holandês no Brazil, estimular a cooperação institucional entre universidades brasileiras e holandesas e desenvolver as questões dos estudantes. O escritório é localizado em Brasília e oferece:
- Orientação a estudantes e promoção geral
- Cooperação institucional
- Informações e análises de mercado 
- Network de alunos holandeses
No portal você encontra informações sobre cursos na Holandabolsas de estudospasso a passo sobre estudar na Holanda, informações sobre o doutorado (PhD), entre outros.
Obs -  Assim como a Alemanha, há muitos cursos cujo idioma oficial é o inglês.
Para informações gerais, ir pessoalmente em:
Neso Brazil 
Edifício Torre do Pátio Brasil 13° andar, salas 1325/27
Setor Comercial Sul
Brasília- DF
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 08h30 a 17h30.

ou

Enviar correspondência para:
Neso Brazil
Setor Comercial Sul, Quadra 07 Bloco A Número 100
Ed. Torre do Pátio Brasil, salas 1325/27
Cep. 70 307- 901
Brasília - Distrito Federal
Brazil 

ou

Tel: +55 (61) 3041 6094 
Fax: +55 (61) 3041 6093 

ou


INGLATERRA


O Education in UK é um portal com informações sobre a vida no Reino Unido, a educação britânica e eventos. Há uma ferramenta que ajuda a encontrar o curso desejado por área e nível de estudo e bolsas.

No portal da embaixada britânica há informações relevantes em português para aqueles que pretendem estudar no Reino Unido. No portal há também a indicação do Programa Chevening, programa de bolsas patrocinadas pelo Ministério de Relações Exteriores britânico e administradas pelo British Council. Este programa oferece bolsas de estudos de pós-graduação no Reino Unido para jovens estudantes internacionais. O objetivo é atrair e selecionar candidatos em todo o mundo com grande potencial para serem futuros líderes. As bolsas de estudos são oferecidas em mais de 150 países e possibilitam que universitários talentosos e jovens profissionais se familiarizem com o Reino Unido e aprenderem novas habilidades que irão beneficiar seu país. Atualmente, o programa fornece 2.300 novas bolsas todos os anos para pós-graduação ou pesquisa em universidades ou faculdades britânicas.

Bolsa Santander em breve.

NOVO!University of Cambridge oferece diversas bolsas e auxílios, tanto por seus departamentos e Colleges quanto por organismos externos. Informações gerais sobre bolsas em Cambridge podem ser encontradas aqui. Existem inúmeras bolsas, muitas porém de alçada bastante específica. Se você é brasileiro e não possui dupla nacionalidade de algum país que faz parte da união européia, note que as bolsas que se aplicam a seu caso são as encontradas sob o tópico "any other country outside the EU".
Gostaria de chamar particular atenção para a bolsa fornecida pela Bill and Melinda Gates Foundation, chamada Gates Scholarships. Ela financia Doutorado (3 anos) ou Mestrado (1 ano) em qualquer área.
Cerca de 100 bolsistas são financiados todos os anos em Cambridge. Porém, apesar de ser aberto a pessoas de todas as áreas e origens, cerca de metade das bolsas é reservada a cidadãos dos EUA. Alerto no entanto que para ser considerado para esta bolsa, seu projeto deve ser avaliado como "outstanding" pela comissão avaliadora do departamento para o qual você fiz a inscrição, pois a fundação Gates só se interessa em financiar pessoas que serão líderes na área estudada e que são capazes de promover significativas mudanças nos diferentes setores. Infelizmente a informação que você receberá do Board of Graduate Studies (setor administrativo da universidade responsável por todos os processos de seleção) não te informa o conceito recebido pelo projeto, apenas a aprovação ou não no curso inscrito. Aconselho dedicar especial atenção à construção do projeto e enviá-lo a um revisor de inglês antes de submeter sua inscrição, visto que a universidade é muito rigorosa com o nível de inglês de seus alunos. E se você já tem o mestrado, leia atentamente o programa de mestrado oferecido pela universidade que em teoria precederia o doutorado ao qual pretende se inscrever (ex: Doutorado em Educação, observar o programa do MPhil em Educação). Você deve enfatizar em seu projeto ter extenso conhecimento sobre os conteúdos abordados no mestrado oferecido pela Universidade, caso contrário, lhe será oferecida uma vaga no mestrado e não no doutorado. Você terá que fazer este curso primeiro e tem a possibilidade de continuação para o doutorado caso alcance a nota mínima exigida.
Critérios de seleção: Mérito acadêmico e "potencial de liderança". As bolsas estão abertas a pessoas de todo o mundo. Preferência é dada a candidatos menores de 30 anos.
Inscrições: Para bolsas iniciando em outubro, a data limite para envio do formulário preliminar de inscrição é novembro.
Valor: Cobre taxas universitárias, taxas dos Colleges, bolsa de subsistência (suficiente para um aluno solteiro) e passagem de ida/volta para o país de origem.
Mais informações: http://www.gatesscholar.org/.

NOVO! A University of Oxford tem um processo similar ao da Universidade de Cambridge. Assim, as informações acima podem ser aplicadas a este caso. Informações sobre as oportunidades de bolsas podem ser encontradas aqui.

NOVO! "A Universidade de Londres é uma federação formada por uma série de campi, institutos e escolas essencialmente independentes, alguns dos quais são restritos a certas áreas específicas do conhecimento e outros são praticamente universidades completas. Cada uma dessas unidades oferece um certo número de bolsas em áreas específicas, algumas das quais são abertas a candidatos brasileiros (é preciso verificar caso a caso). Para mais detalhes veja as páginas relativas a cada unidade, por exemplo:
Queen Mary: http://www.qmul.ac.uk"
Fonte: ABEP

Instituição concedente: Comitê de Reitores [Comitee of Vice-Chancellors and Principals] das Universidades britânicas.
Tipo de bolsa: Complementação de taxas escolares.
Duração: 1 ano, renovável por até mais 2.
Descrição: Bolsa visando reduzir as taxas escolares pagas por estudantes estrangeiros de Doutorado (ou de Mestrado em cursos que envolvam pesquisa) em universidades britânicas até o nível pago pelos cidadãos da Comunidade Européia. O desconto representa geralmente cerca de dois terços do valor total das taxas escolares. Note que o bolsista nada recebe em pessoa, o desconto é realizado diretamente no valor da taxa escolar que ele ou seu patrocinador deve pagar. Por este motivo, a CAPES e o CNPq permitem que esta bolsa seja acumulada com a bolsa de Doutorado brasileira. A ABEP recomenda fortemente que todo bolsista brasileiro concorra a uma dessas bolsas: além de engordar o currículo, cada bolsa ORS representa cerca de £7000-9000 poupados anualmente para as nossas agências de fomento, suficientes para pagar por exemplo a bolsa de um doutorando no Brasil! Cerca de 800 bolsas são concedidas anualmente, sendo repartidas pelas diversas universidades britânicas. A seleção é feita em duas etapas: cada universidade pré-seleciona um certo número de candidatos, cujos nomes são em seguida enviados ao órgão central (CVCP) para a elaboração da lista final. Universidades de maior prestígio (e.g. Oxford, Cambridge e outras) têm direito a pré-selecionar mais candidatos.
Critério de seleção: "Potencial e mérito acadêmico extraordinários", independente de nacionalidade ou área de estudo. Na prática, o prestígio do orientador é também fator importante.
Inscrições: A inscrição é feita por meio de formulário obtido junto à universidade desejada, e pode ser realizada a qualquer momento antes ou durante o curso de pós-graduação. (No caso de inscrições antes de iniciar o curso, é necessário já ter contatado o orientador, o qual precisa preencher certos campos e assinar o formulário). O prazo de inscrição depende de cada universidade, em geral encerra-se entre janeiro-março. Note que em caso de recusa sempre é possível se aplicar novamente no ano seguinte.
Observações: Diversas outras bolsas oferecidas por entidades no Reino Unido exigem que o candidato se inscreva também para tentar uma bolsa ORS".
Fonte: ABEP

NOVO!Chevening Scholarships é um programa de bolsas de Mestrado (1 ano em geral) ou cursos de curta duração. A bolsa é oferecida pelo British Council e Foreign Office do governo britânico e apenas não europeus podem se candidatar. As áreas contempladas são: área industrial, política, comercial, financeira, social, jornalística, ambiental ou jurídica, entre outras. As áreas de línguas e artes não estão incluídas. A seleção é feita por mérito acadêmico. A bolsa cobre as taxas escolares, auxílio para livros/instalação/roupas de inverno e um valor para subsistência para 1 pessoa no valor total de até £13.000. Cursos que exijam mais tempo (inclusive Mestrados com duração superior a 1 ano) podem ser cobertos parcialmente. As inscrições devem ser feitas até julho de cada ano para início de cursos a partir de abril do ano seguinte.
Obs - O interessado deve saber que em certas universidades, apenas as taxas universitárias para estrangeiros já excedem o valor oferecido pela bolsa. É o caso da Universidade de Cambridge, por exemplo, onde um ano do MPhil em Educação (um dos curso mais baratos) sai por £12.000, mas o aluno ainda deve pagar mais £2.400 para o college para o qual foi aceito. Assim, vale investigar a possibilidade de complementar estas bolsa com ORS descrita acima. A vantagem é que são oferecidas muitas bolsas. No ano de 2011-2012 foram 500.


PORTUGAL
O Banco Santander oferece o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, que estimula a cooperação entre Brasil e Portugal. São bolsas de estudo de um semestre para estudantes de graduação aprofundarem seus conhecimentos e vivenciarem outras práticas culturais. O programa foi lançado em 2007 e em sua quinta edição já ofereceu 165 bolsas de estudos para alunos de graduação. Se você estuda em uma das universidades participantes, preencha o formulário eletrônico no período de inscrição e entregue os documentos necessários na sua universidade para formalizar sua inscrição. Obs - Os critérios utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada universidade participante. Verifique no edital disponibilizado por sua universidade quais são os pré-requisitos estabelecidos, condições e prazo de inscrição.










OUTROS PROGRAMAS DE BOLSAS

O Programa Fórmula Santander beneficia por ano 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido - sendo 100 bolsas de estudos para cada um dos três países no valor de 5 mil euros cada. O programa é voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação e tem como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado e bons conhecimentos de outros idiomas.

Pelo período de até 6 meses, os universitários contemplados poderão vivenciar um intercâmbio cultural em uma das 945 universidades conveniadas ao Santander Universidades em todo o mundo. Obs - 
a universidade de origem deve ter convênio de colaboração acadêmica com a universidade escolhida como destino. Se você estuda em uma das universidades participantes, basta preencher o formulário eletrônico entre julho e setembro de cada ano e entregar seus documentos necessários na sua universidade para formalizar sua inscrição.

O Santander possui ainda o Programa de Bolsas Ibero-Americanas, lançado em 2011 e previsto para durar até 2015. A iniciativa incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação durante 6 meses entre universidades ibero-americanas. O Programa tem como principais objetivos, fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração, reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral além de estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável. Em 2011, serão concedidas 1.000 bolsas de estudos, distribuídas entre universidades de 10 países: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, 49 universidades serão beneficiadas com o total de 265 bolsas de estudos, com valor equivalente a 3 mil euros. Se você estuda em uma das universidades participantes, basta preencher o formulário eletrônico entre agosto e setembro e entregar seus documentos necessários na sua universidade para formalizar sua inscrição.




DEMAIS BLOGS E SITES SOBRE BOLSAS