17 de novembro de 2010

Residência multiprofissional em Saúde da Família (ENSP/Fiocruz): inscrições abertas

"Já estão abertas as inscrições para um dos cursos mais procurados da ENSP: Residência Multiprofissional em Saúde da Família. São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O curso, com duração de dois anos, está em sua sétima edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos a equipes multiprofissionais de saúde de nível superior. Nesta edição, os alunos atuarão com ênfase na Área Programática 3.1 do município do Rio de Janeiro. As inscrições vão até 17 de janeiro de 2011.

Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, suas famílias e da comunidade.

Coordenado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho, o programa do curso abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço. A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às equipes de saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores.

De acordo com a coordenação do curso, essas atividades são estruturadas para possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas, exposições e outras formas de ensino. Ainda segundo Maria Alice, a residência multiprofissional em Saúde da Família vem trabalhando na proposta de maior integração com o curso de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola (inscrições abertas até 3/12/2010), e da residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro a fim de fortalecer os respectivos programas.

As 21 vagas oferecidas estão divididas da seguinte maneira: cinco para graduados em enfermagem, cinco para odontologia, quatro para psicologia, quatro para nutrição e três para serviço social. A carga horária total do curso é de 5.760 horas, com atividades de segunda a sábado, em horário integral. O início das aulas está previsto para abril de 2011. Para efetuar sua inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma Siga . Depois deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP junto com outros documentos detalhados no edital. Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS).

Este é o terceiro ano que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP forma profissionais residentes e não mais especialistas, como acontecia até 2008. A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: prova discursiva de caráter eliminatório e, na segunda fase, análise de currículo, da carta de intenção e entrevista de caráter classificatório. A prova está marcada para o dia 13 de fevereiro. Vale lembrar que não será indicada bibliografia de referência. Os resultados serão divulgados na Plataforma Siga e no site da ENSP, por número de inscrição, a partir do dia 22/2/2011. A segunda etapa acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de março, e o resultado final será disponibilizado no dia 4 de março de 2011 também na Plataforma Siga, no site da Escola".

Fonte: Informe ENSP

3 comentários:

  1. Boa Tarde Melissa, fiquei muito interessada pelo curso! vc tem informações sobre a prova e seu conteúdo? Tb sou Psicóloga! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel!
    Eu nunca fiz o processo seletivo para este curso. Cursei a Especialização em SP nesta instituição, mas em 2005. Como já faz muito tempo, muita coisa mudou. De qualquer forma, com base no edital, acredito que posso te dar uma ajudinha.
    Consta lá que a prova discursiva "Consistirá de questões abertas e análise de situações problemas relacionadas à prática na/da Estratégia de Saúde da Família e temas gerais da Política de Saúde, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde ambiental e do trabalhador, Atenção Básica e/ou Atenção Primária". Como não será indicada bibliografia de referencia, as questões não devem exigir amplo ou profundo conhecimento dos temas listados acima. Parece-me que a avaliação será mais baseada em sua capacidade argumentativa e sua escrita. Afinal, você está se inscrevendo em uma pós justamente para aprender mais sobre o assunto. Na prova que eu fiz de SP (que tb não tinha bibliografia de referência) eles forneciam um pequeno texto de 5 a 10 linhas antes de cada questão para ajudar o candidato a se situar. As questões eram mais de raciocínio lógico do que qualquer outra coisa. De qualquer forma, isso não quer dizer que você não precise estudar. Ainda mais nós psicólogos que geralmente não vemos temas da SP na graduação. Como quem vai elaborar e corrigir a prova deve ser da ENSP (em geral são os próprios coordenadores), eu sugiro pesquisar os textos catalogados sob as palavras-chave contidas no edital no portal de produção acadêmica da ENSP (http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/producao-academica/programa/saudepublica). Aviso que lá tem muita coisa com estes temas. Mesmo assim, possível de ser lido se tiver determinação e dedicação exclusiva para isso neste um mês que falta para a prova. Se não der, não entre em desespero. Priorize os textos dos coordenadores e professores do curso (isso pode ser descoberto no site da ENSP) e daquelas pessoas que trabalham diretamente com Saúde da Família e Atenção Básica (claro!). Isso já será mais do que suficiente. O resto fica por conta de sua educação de base.

    ResponderExcluir
  3. Melissa,

    Obrigado pelas dicas suas palavras foram de extrema importância.

    Vamos trocar e-mail raquel_mor@hotmail.conm

    Seu Blog esta 100!!!

    ResponderExcluir