Texto de Rafaela Giordano
"Tire o máximo de proveito do Twitter.
Que tal usar o Twitter para ficar sabendo sobre oportunidades de estudos na Alemanha, dicas para aumentar o domínio do alemão e as últimas notícias sobre o que está acontecendo no país? A popular rede social com notas de no máximo 140 caracteres está cada vez mais presente na vida de todos. Por que então não tirar o máximo de proveito do que ela oferece? Pensando em aperfeiçoar a utilização do Twitter, preparamos uma lista com alguns endereços que valem a pena ser seguidos por quem se interessa pela Alemanha, pensa em estudar no país ou está aprendendo o idioma alemão.
Interessados em estudar na Alemanha têm acesso no Twitter a diversas fontes de informação, a começar pelas oferecidas pelo próprio DAAD (@DAAD_Brasil, @DAAD_Bonn e @DAAD_Germany). Boas opções também são @StudyinGermany, @young_germany, @studieninfo ou @studyinde.
Outra boa prática é acompanhar notícias da universidade em que gostaria de estudar. Grande parte das instituições alemãs publica tweets diários sobre acontecimentos em seus campi. Por exemplo, a Universidade de Heidelberg (@UniHeidelberg), a Universidade Humboldt (@HumboldtUni) ou a Universidade de Mainz (@Uni_Mainz). Utilizando o buscador da própria rede social é possível descobrir em segundos o twitter da universidade desejada.
Diariamente, o blog Germanheit (@germanheit) procura aumentar o vocabulário de seus seguidores publicando uma nova palavra em alemão. Também são publicados tweets que ajudam a tirar dúvidas sobre questões corriqueiras, como fez recentemente ao esclarecer o uso dos verbos antworten e beantworten. Outros twitters para ampliar o vocabulário são o @Deustchedweb, @DoubleTranslate, @germanlanguage. Há ainda opção para quem ensina, como o @Lehrer_online.
Interessados em cursos, exposições, ciclos de cinema e livros encontram boas alternativas nos tweets dos portais AlemanJA (@AlemanJA) e Brasil Alemanha News (@BrasilAlemanews), bem como do Goethe-Institut Porto Alegre (@GoethePOA).
Jornais e revistas alemãs costumam anunciar suas manchetes no microblog ou resumir em 140 caracteres as principais notícias veiculadas em suas páginas. Bom para quem quer treinar o alemão. De maneira rápida, é possível saber sobre os temas em destaque no momento no país. Publicações como as revistas Spiegel (@SPIEGEL_alles), Stern (@Stern_news) e Focus (@Focuslive) mantêm diferentes endereços, divididos por tema. Com essa seleção, fica mais fácil receber apenas tweets sobre assuntos que realmente interessam.
Jornais de todas as regiões da Alemanha estão também no Twitter. Exemplos: Frankfurter Allgemeine (@FAZ_Topnews), Die Zeit (@zeitonline_all), Süddeusche (@sueddeutschede), Morgen Post Hamburg (@mopo), além de portais interessantes como da Magazine Deutschland (@mag_deutschland) e da Deutsche Welle em português (@dw_portuguese)".
Fonte: DAAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário