"A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a pedido do Ministério da Saúde, publicou no começo de abril a homologação do número 136 para acesso do cidadão à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a serviços de orientação à população. O objetivo é facilitar a memorização e o uso de tal ferramenta pelos cidadãos.O serviço, gratuito, está previsto para entrar em vigor entre 30 e 90 dias. No ano passado, o serviço recebeu 4,6 milhões de ligações. O Sistema Nacional de Ouvidorias já tem esse veículo de acesso ao público implantado em 26 estados, sendo que no Rio Grande do Sul o projeto encontra-se em fase de estruturação. Das capitais brasileiras, 23 já oferecem o serviço. O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do ministério ressalta que, com essa padronização, a aproximação entre população e Estado será maior e, por consequência, potencializará a possibilidade de maior acesso aos serviços de saúde e o fortalecimento do exercício da cidadania. Pelo número 136, o cidadão poderá fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, bem como solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde".
Fonte: ESPMG
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