27 de junho de 2011

Cadernos de Saúde Pública disponível no Portal ENSP

"O volume 27, fascículo 5, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no Portal ENSP. O Editorial discute a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no Brasil. São dois os Artigos de Revisão. O primeiro fala sobre os usos da noção de subjetividade no campo da Saúde Coletiva e o segundo discute a (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar. Os Artigos de Pesquisa tratam dos seguintes temas: saúde do adolescente, nutrição, saúde da mulher, políticas de saúde, saúde mental, saúde bucal, entre outros. Confira a participação da ENSP nesta edição.

O Artigo de Revisão A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar, de Cecy Dunshee de Abranches (IFF) e Simone Gonçalves de Assis (ENSP), analisa como a violência psicológica na família, relatada por crianças e adolescentes, tem sido abordada nos estudos acadêmicos através de revisão de literatura. Usando como base de dados a Lilacs, a Medline, a SciELO, a PubMed e o Portal Capes, nas bases Scopus e PsycInfo, as pesquisadoras selecionaram, entre 51 estudos epidemiológicos, 16 que se mostraram adequados ao objetivo desse artigo e comprovam a alta prevalência desse tipo de violência. Segundo as autoras, ficou constatado que 'a violência psicológica, ao sair da invisibilidade, pode colaborar para o aumento da prevenção e da proteção desta natureza de violência'.

Cuidados pré-natais e avaliação do manejo da hipertensão arterial em gestantes do SUS no Município do Rio de Janeiro, Brasil, de Marcelo Vianna Vettore (ENSP), Marcos Dias (IFF), Rosa Maria Soares Madeira Domingues (ENSP), Mario Vianna Vettore (UFRJ) e Maria do Carmo Leal (ENSP), avalia a adequação e o acompanhamento pré-natal de gestantes com hipertensão arterial e as de baixo risco, além dos fatores associados ao manejo adequado do pré-natal nas hipertensas. Foram estudadas 1.947 gestantes, sendo 187 com hipertensão arterial, na rede SUS do Rio de Janeiro, Brasil, entre os anos de 2007 e 2008. Os autores concluíram que as gestantes hipertensas com melhor assistência ao pré-natal foram aquelas com antecedentes de nati e/ou neomortalidade e aquelas com 35 ou mais anos de idade e que, apesar da adequada utilização do pré-natal, o manejo da hipertensão arterial nas gestantes foi inadequado.

Já a vice-diretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e pesquisadora da ENSP, Zulmira Maria de Araújo Hartz, foi autora da resenha do livro Pesquisa em Saúde Coletiva: Fronteiras, Objetos e Métodos, publicação organizada por Virginia Alonso Hortale, Carlos Otávio Fiúza Moreira, Regina Cele de Andrade Bodstein e Célia Leitão Ramos. O livro oferece a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área um panorama abrangente dos principais debates contemporâneos em saúde coletiva. Os caminhos da pesquisa, questões conceituais, a procura de validade metodológica, a polêmica entre diferentes disciplinas e o confronto entre diversos paradigmas, teorias e abordagens estão entre os tópicos discutidos. No texto, Zulmira Hartz ressalta que a publicação 'supera os limites dos manuais de metodologia da pesquisa para compartilhar com o leitor as particularidades e dificuldades dos objetos e trajetos entre fronteiras, que nos fazem sentir muitas vezes, na prática de investigadores, como passageiros de visto vencido em nossos passaportes, face à velocidade e à complexidade do conhecimento'.

Cadernos de Saúde Pública
O CSP é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. A revista destina-se à divulgação de artigos originais no campo da Saúde Pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para mais informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.

Atualmente, Cadernos de Saúde Pública constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade do CSP, aliadas à qualidade gráfica e cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde tanto nacional como internacional. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos os seus artigos on-line por intermédio do projeto Scielo (Scientific Electronic Library Online)".

Fonte: Informe ENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário