2 de setembro de 2015

Usando software de análise de dados qualitativos para realizar revisão da literatura

Fica a dica: use software de análise de dados qualitativos para realizar revisão da literatura!! 

Tenho usado o Atlas.ti para a análise dos dados da minha tese. Li há alguns meses um post sobre o uso do Atlas.ti na organização da literatura. Conhecendo o funcionamento e potencial do software, achei a ideia interessante e decidi tentar. O resultado foi revolucionário! 

Aqueles que já me acompanham há algum tempo no Facebook sabem que há anos uso e super indico o app GoodReader para leitura e marcação de PDF. Se vc como eu gosta de ter diferentes cores/símbolos para melhor organizar suas ideias e comentários, o GoodReader é muito mais versátil neste sentido do que Mendley, EndNote e afins. Agora, a vantagem de usar software de análise de dados qualitativas para ler e marcar PDF está na contribuição que ele traz para a organização de fragmentos afins presentes em uma lista de textos. Ou seja, torna o momento de análise e escrita MUITO mais fácil. Dependendo de como é seu processo de leitura, ele pode se tornar mais lento por causa da necessidade atribuir códigos aos fragmentos importantes. No meu caso o tempo de leitura não mudou, já que sempre realizei uma leitura mais lenta mesmo marcando, comentando e "codificando" (sem os links proporcionados pelo Atlas.ti, claro) no GoodReader. Então no meu caso só fez com que a escrita pudesse ser realizada com muito mais rapidez, o que todo pesquisador precisa... 

Infelizmente não lembro mais onde li o post que primeiro me deu a idéia, mas ele não explicava como exatamente o software era usado para revisão. Eu achei hoje esse texto que, para minha surpresa, descreve exatamente o processo que fui criando ao ganhar mais familiaridade com o software (inclusive como nomear os documentos e as categorias!!). Alguma coisa devo estar fazendo certo. smile emoticon

Infelizmente o Atlas.ti é um software pago. Se você é estudante e tem como comprovar isso, aqui na Inglaterra ele saiu por um preço até razoável (menos de £50 por 2 anos de licença). Mas se você já usar outro software (pago ou livre) de análise de dados qualitativas que tem propriedades similares as do Atlas.ti (para saber mais, ver vídeo) use este. O benefício é o mesmo.

Nota: Eu não uso o app, como descrito no post. Prefiro usar o desktop, que tem mais recursos e eu posso criar links entre "quotations" e "notes", registrando minhas reflexões.

PS - Este blog não tem sido mais atualizado. Se você tem interesse em receber notícias de oportunidades de bolsas, empregos na área acadêmica, congressos, editais etc, siga a página do Profissão: Bolsista no Facebook e selecione "receber notificações" no botão do "like". Este post foi publicado originalmente na página no Facebook, mas eu acho que pode ajudar algumas pessoas e acredito que é mais facilmente encontrada por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário