Este é um programa em associação: UFRJ, Fiocruz, UERJ e UFF.
"As inscrições serão realizadas no período de 28 de março a 20 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h ou das 14:00h às 16:00h, na secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ – IESC/UFRJ, situado na Praça Jorge Machado Moreira,100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. 
Serão aceitas inscrições pelo correio, desde que postadas via SEDEX 10 até o dia 20 de abril de 2011 para o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ – IESC/UFRJ, situado na Praça Jorge Machado Moreira,100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - CEP 21941-598, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O Programa não se responsabiliza por eventuais atrasos do Correio".
Fonte e maiores informações: IESC/UFRJ
Edital do doutorado e Edital do mestrado
Contatos com a secretaria do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS:
E-mail: ppgbios2010@gmail.com
Tel: 9435-4868
Este Blog tem um único objetivo: divulgar notícias e oportunidades relacionadas ao meio acadêmico (editais, concursos, prêmios, congressos, artigos, pesquisas etc). Como meus campos de atuação são SAÚDE e EDUCAÇÃO, a maioria das postagens terá este enfoque.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Qual o campo de trabalho de um profissional que se engaja por essa area? Há mercado de trabalho?Saberia me informar qual remuneração média desse profissional?
ResponderExcluirCaro leito,
ResponderExcluirEstas são excelentes perguntas! Lembra-me muito de quando cursei especialização em Saúde Pública. Eu tinha muito claro o que buscava no curso (ia além do título), mas a grande maioria da turma não sabia para que servia o título de sanitarista. De fato, desde que me formei em 2005 só encontrei 2 concursos que tinham vagas específicas para este cargo. Nos demais (da área da saúde, é claro), quando havia prova de títulos, uma especialização, mestrado ou doutorado em Saúde Pública ou Coletiva conferia ao candidato uns pontinhos a mais.
Acho que com a Bioética funciona do mesmo jeito. Todos que conheço que trabalham com este tema são servidores públicos, concursados como enfermeiros, médicos, psicólogos, pesquisadores etc. Com isso, a remuneração depende do tipo de concurso prestado (estadual, federal, C&T, médico, demais profissionais de saúde etc) e pode variar muito. Vale lembrar, que o informe acima é sobre curso de mestrado e doutorado. Se for seguir vida acadêmica, as regras para ingresso e margem salarial presentes nesta campo de atuação se aplicam. Já aviso, é difícil! Corra enquanto pode. :-)
Os temas discutidos nos congressos e encontros da área abordam justiça distributiva, aprimoramento humano, ética animal, ética em pesquisa, bioética aplicada às políticas públicas, aos direitos humanos e ao direito à saúde, entre outros.
Para saber sobre as possibilidades de atuação, um bom começo pode ser ouvir a palestra "Desafios e perspectivas da bioética latino-americana no contexto da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO"
Disponível em: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=2472&tipo=B
Sim... vale a pena dar uma olhadinha também nos sites da Sociedade Brasileira de Bioética (http://www.sbbioetica.org.br/) e na Sociedade de Bioética da sua região. Aí vai a do Rio de Janeiro (http://bioetica-rio.vilabol.uol.com.br/).
ResponderExcluir