4 de abril de 2011

Abertas as inscrições para Mestrado e Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva

Este é um programa em associação: UFRJ, Fiocruz, UERJ e UFF.

"As inscrições serão realizadas no período de 28 de março a 20 de abril de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h ou das 14:00h às 16:00h, na secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ – IESC/UFRJ, situado na Praça Jorge Machado Moreira,100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.
Serão aceitas inscrições pelo correio, desde que postadas via SEDEX 10 até o dia 20 de abril de 2011 para o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ – IESC/UFRJ, situado na Praça Jorge Machado Moreira,100 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - CEP 21941-598, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O Programa não se responsabiliza por eventuais atrasos do Correio".
Fonte e maiores informações: IESC/UFRJ

Edital do doutorado e Edital do mestrado

Contatos com a secretaria do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS:
E-mail: ppgbios2010@gmail.com
Tel: 9435-4868

3 comentários:

  1. Qual o campo de trabalho de um profissional que se engaja por essa area? Há mercado de trabalho?Saberia me informar qual remuneração média desse profissional?

    ResponderExcluir
  2. Caro leito,
    Estas são excelentes perguntas! Lembra-me muito de quando cursei especialização em Saúde Pública. Eu tinha muito claro o que buscava no curso (ia além do título), mas a grande maioria da turma não sabia para que servia o título de sanitarista. De fato, desde que me formei em 2005 só encontrei 2 concursos que tinham vagas específicas para este cargo. Nos demais (da área da saúde, é claro), quando havia prova de títulos, uma especialização, mestrado ou doutorado em Saúde Pública ou Coletiva conferia ao candidato uns pontinhos a mais.

    Acho que com a Bioética funciona do mesmo jeito. Todos que conheço que trabalham com este tema são servidores públicos, concursados como enfermeiros, médicos, psicólogos, pesquisadores etc. Com isso, a remuneração depende do tipo de concurso prestado (estadual, federal, C&T, médico, demais profissionais de saúde etc) e pode variar muito. Vale lembrar, que o informe acima é sobre curso de mestrado e doutorado. Se for seguir vida acadêmica, as regras para ingresso e margem salarial presentes nesta campo de atuação se aplicam. Já aviso, é difícil! Corra enquanto pode. :-)

    Os temas discutidos nos congressos e encontros da área abordam justiça distributiva, aprimoramento humano, ética animal, ética em pesquisa, bioética aplicada às políticas públicas, aos direitos humanos e ao direito à saúde, entre outros.

    Para saber sobre as possibilidades de atuação, um bom começo pode ser ouvir a palestra "Desafios e perspectivas da bioética latino-americana no contexto da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO"
    Disponível em: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=2472&tipo=B

    ResponderExcluir
  3. Sim... vale a pena dar uma olhadinha também nos sites da Sociedade Brasileira de Bioética (http://www.sbbioetica.org.br/) e na Sociedade de Bioética da sua região. Aí vai a do Rio de Janeiro (http://bioetica-rio.vilabol.uol.com.br/).

    ResponderExcluir